Anta Grande de Corte Serrão

Num monte isolado localizado nas proximidades do rio Guadiana ergue-se um conjunto dolménico constituído por duas antas distanciadas entre si vinte e sete metros.

O de maiores dimensões, conhecido como “Anta Grande de Corte Serrão”, apresenta câmara de planta poligonal. Embora se encontrem todos fraturados e alguns inclinados para o interior, são visíveis à superfície seis esteios, dos quais caberá destacar o de cabeceira pelas dimensões exibidas (2,50cm x 1,70cm). O corredor, com cerca dezassete metros de comprimento, revela configuração sub-rectangular, com as lajes a juncarem o solo em redor, e que terá sido coberto na origem.

Quanto ao dólmen de menores dimensões, a “Anta Pequenina de Corte Serrão”, a câmara possuí igual planta poligonal composta por sete esteios, não apresentando, contudo, quaisquer vestígios de corredor.

Localização

As antas ficam situadas perto da Aldeia de Alqueva, da qual distam cerca de 6 kms. Na rotunda junto à aldeia siga em direção à Vidigueira e passado 6 kms encontra um caminho particular à sua direita. As antas ficam a cerca de 500 metros.