Visitar Alandroal

O concelho de Alandroal, é de entre os concelhos encostados ao Alqueva aquele que fica mais a norte. Aqui o Alqueva confunde-se com o rio Guadiana que ganhou outra dimensão. Encontramos no concelho vários pontos de interesse, locais com história e vários vestígios do passado e dos povos que ao longo de milénios aqui habitaram.

No centro da vila do Alandroal situa-se o Castelo e a Igreja Matriz no seu interior. A alguns quilómetros encontramos a Fortaleza de Juromenha, encostada ao rio Guadiana num local estratégico, e que durante séculos foi um importante ponto de defesa da região.

Mais a sul situa-se Terena, uma bonita povoação com o seu castelo a partir do qual temos uma vista maravilhosa sobre a vila, a barragem de Lucefécit e a planície alentejana. Em Teresa visite a Igreja Matriz de São Pedro, e a poucos quilómetros o Santuário de Nossa Senhora de Boa Nova, um exemplar raro de igreja fortaleza no Alentejo.

No concelho encontramos ainda vestígios de um passado mais longínquo como a Rocha da Mina, um local de culto ao antigo Deus nativo lusitano, Endovélico. Perto de Santiago Maior fica situado o menir da Pedra Alçada, o maior da região com 10 metros de altura.