Visitar Serpa

Serpa, cidade muito antiga e ocupada desde tempos remotos por vários povos, tem um património histórico considerável e diversos pontos de interesse para visitar.

Na cidade destaca-se o seu Castelo e as Muralhas construídas no reinado de D. Dinis a partir de 1295 e que dominam a paisagem em redor de Serpa. As monumentais portas de Serpa, como a porta de Beja, junto à qual se encontra o Aqueduto, e porta de Moura permitem o acesso ao interior onde se desenvolveu a vila medieval. Aqui no centro histórico encontramos várias ruas estreitas, por onde se pode passear a pé e descobrir cada recanto, por entre pequenas casas caiadas de branco, igrejas ou capelas.

No interior das muralhas visite o Castelo, com o que resta da torre de menagem, a Igreja Matriz, a Torre do Relógio de Serpa, uma das mais antigas do país, o Palácio dos Condes de Ficalho e a Igreja de São Salvador. Pode também visitar o Museu do Relógio e o Museu Etnográfico.

Junto a Serpa visite a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, local conhecido como o “altinho” tem a partir daqui uma bonita vista sobre Serpa e a paisagem envolvente.

No concelho de Serpa tem ainda vários pontos de interesse como Pias, Brinches, a aldeia ribeirinha de Mina da Orada, onde encontra a antiga mina de extração de magnetite, agora abandonada e inundada. Tem ainda Aldeia Nova de São Bento, e mais perto da fronteira Vila Verde de Ficalho com a peculiar Igreja de São Jorge e a Ermida das Pazes.

A sul encontra o Parque Natural do Vale do Guadiana, onde se encontra o Pulo do Lobo, a maior cascata do sul de Portugal, um local com uma paisagem única e que vale a pena visitar.