Observatório do Lago Alqueva

O Observatório do Lago Alqueva, situado perto de Monsaraz, é um local de excelência para a observação astronómica. Em plena Reserva Dark Sky observe o céu nocturno livre de poluição luminosa e atmosférica, num dos melhores locais do mundo para observar as estrelas.

Estão disponíveis experiências que vão fazer as delicias dos adultos e dos mais pequenos. Desde a observação astronómica, cursos de introdução à cosmologia e observação astronómica, pequenos astrónomos, observações à medida e diversos eventos.

Na visita guiada ao magnífico céu noturno de Monsaraz, pode aprender a orientação pela polar, identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas temperaturas, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda de telescópios. As explicações são feitas em linguagem acessível pelos guias do OLA. Quando o céu está nublado, recorrem a uma simulação usando um software para astronomia.

Localização

O Observatório do Lago Alqueva (OLA) fica situado entre Monsaraz e a Praia Fluvial de Monsaraz. Saindo de Monsaraz siga em direção a Telheiro. Na rotunda do Menir, siga em direção ao Centro Náutico de Monsaraz. Passados cerca de 1,5 kms vai encontrar a entrada do Observatório à sua esquerda.