Menir da Bulhoa

Cronologia

Este menir granítico terá sido executado entre os inícios do 4.º e os meados do 3.º milénio a.C., inserindo-se na baliza cronológica geralmente atribuída ao denominado “universo megalítico eborense”.

Descrição

Localizado numa área de intersecção de uma zona rural e urbana, muito perto da localidade de Monsaraz, embora isolada e destacadamente, como será apanágio destas edificações pré-históricas, ele foi encontrado derrubado em 1970 e já sem a sua base, entretanto reutilizada para outros fins utilitários.

Datará dessa mesma altura o restauro desta base que permitiu recolocar o menir na sua eventual posição original, apesar do seu topo permanecer fraturado.

De forma fálica, este menir tem cerca de 4 m de altura e 1 de diâmetro, encontrando-se profusamente decorado com gravuras, representando motivos solares, um báculo, além de linhas quebradas, onduladas, serpenteadas e ziguezagueantes.

Localização

Herdade da Abelhoa, na estrada que liga as aldeias de Telheiro e Outeiro, na freguesia de Monsaraz.