Igreja Matriz da Granja – Igreja de São Brás

A Igreja Matriz da Granja sobressai das restantes casas da aldeia. Construída no século XVI, de planta retangular e nave ampla, possui no seu interior pinturas de grande interesse.

Quando foi construída inicialmente no século XIV, a Igreja de S. Brás pertencia aos hospitalários de S. João de Acre, passando mais tarde, para a ordem de Avis. O templo primitivo gótico viria a ser totalmente refeito nos finais do Século XVI, por ordem de D. Teotónio de Bragança. Ao longo dos anos foi alvo de várias intervenções, sendo a última realizada em 1960.

Ao visitarmos a Igreja, deparamo-nos com algumas alterações, nomeadamente nas fachadas, onde ainda permanecem a traça barroca, filipina e clássica. No seu interior encontra-se a caixa de trono de D. José, datada do ano de 1761, a imagem de Nª. Sª. das Neves, a imagem de S. Brás e de S. Sebastião. Existem ainda alguns móveis que se encontram em bom estado de conservação. No lado norte da frontaria, encontra-se uma torre quadrada que conta com quatro olhais onde estão colocados três sinos fundidos.

Localização

Encontra-se na Rua de São Brás, na Granja, concelho de Mourão.