Portel  »  Vera Cruz  »  Património  »  Igrejas, Capelas e Ermidas

Igreja de Vera Cruz

Igreja de Vera Cruz, conhecida também por Igreja de Vera Cruz de Marmelar, pertencia ao antigo mosteiro da Ordem de Malta. Foi fundada nos finais do século XIII por D. Afonso Pires Farinha, que participou na 7ª cruzada a Jerusalém, de onde trouxe a relíquia do Santo Lenho, ainda hoje guardada no seu interior.

Este pequeno fragmento de madeira que se crê ter pertencido à cruz de Cristo, e que se encontra embutido num relicário, atrai à pequena aldeia inúmeros crentes e curiosos oriundos de todos os pontos do País.

As origens da fundação da igreja-mosteiro de Vera Cruz são bem remotas. O templo medieval foi construído sobre ruínas de um antigo mosteiro visigótico, do qual subsistem as capelas colaterais. O desenho atual da igreja é consequência das reformas dos séculos XVI a XIX.

A igreja apresenta uma construção bastante relevante, através da massa edificada que sobressai da paisagem. O templo, dispõe de duas torres rematadas em cone, a empena norte cortada verticalmente por contrafortes, sendo todo o edifício revestido de branco. Na fachada principal, encontram-se duas torres sineiras simétricas e um átrio de entrada. Na fachada sul, o portal de arco quebrado remonta a uma das fases construtivas.

Localização

Situa-se na aldeia de Vera Cruz a cerca de 10 kms de Portel.