Castelo de Noudar

O Castelo de Noudar foi construído em 1307 no reinado de D. Dinis, sendo durante o século XIV importante para a defesa da fronteira com Castela.

Fica situado entre o rio Ardila e a ribeira de Múrtega, e este local escolhido pela sua defesa natural, com fácil acesso a uma nascente de água, a Fonte da Figueira, e com terras boas para a agricultura e extensos montados para o pastoreio do gado.

Ao longo da Idade Média Barrancos evoluiu e a sua população ultrapassa a de Noudar. Em 1774 partilha com Noudar a sede de Concelho mas em 1836 o concelho de Noudar deixa de existir.

O Castelo de Noudar fica situado num local com uma enorme beleza natural, o rio Ardila ziguezagueia em seu redor, a paisagem é praticamente intocada pelo homem, e onde a fauna e flora florescem, local único e que recomendamos visitar.

Horário:
Entre 1 Janeiro a 31 Março – Aberto das 10h às 16h, de terça a domingo
Entre 1 Abril a 30 Setembro – Aberto das 10h às 17h, de terça a domingo
Entre 1 Outubro a 31 Dezembro – Aberto das 10h às 16h, de quinta a domingo

Encerra à segunda-feira; 1 de Janeiro, 28 de agosto e 25 de dezembro e outros períodos devidamente divulgados.

Contacto Guarda do Castelo:
Tel. (+351) 968 575 503

Localização

Na entrada de Barrancos, perto da bomba da GALP, siga as indicações Parque de Natureza de Noudar. Antes de chegar à Fonte da Pipa (que recomendamos uma visita) vire à direita onde está indicado Castelo de Noudar. Após a estreita ponte o restante caminho é em alcatrão de má qualidade e terra batida. Até à Herdade da Coitadinha são cerca de 6 kms e seguindo a estrada, mais 3 kms até ao Castelo.