Mina da Orada


Povoação na freguesia de Pias, concelho de Serpa, Orada fica localizada junto à albufeira de Pedrógão sendo a aldeia ribeirinha localizada mais a sul.
É uma pequena aldeia, cuja principal actividade económica era a extracção de minério até à desactivação da mina, situada junto à localidade, em 1971.
O seu principal património consiste na Capela de Nossa Sra dos Prazeres e na antiga mina, agora inundada, e que é um local procurado para mergulho.
Património
Capela de Nossa Sra dos Prazeres (junto a EN258)
A Mina da Orada
Junto a Orada fica localizada a mina da Orada, antiga mina de extração de magnetite que foi desactivada em 1971. Em consequência do abandono e devido a infiltrações por lençóis freáticos e águas da chuva a mina ficou inundada.
O lago da mina da Orada é um sítio muito bonito, que inspira uma tranquilidade que só o Alentejo é capaz de incutir, sendo um local procurado para mergulho. Segundo opiniões de quem já aqui mergulhou, o mergulho no lago é relativamente simples com visibilidades muito aceitáveis e alguma vida para descobrir. Existem várias galerias e túneis que se encontram interligados entre si. Não se recomenda contudo a entrada nas galerias a quem não esteja certificado para mergulho em gruta.
Aviso: De acordo com sinalização no local é proibido tomar banho na mina não se responsabilizando o proprietário por quaisquer acidentes que ocorram.
