Patrimonio‎ > ‎

Sé Catedral de Évora

A Sé Catedral de Évora é um imponente monumento que se ergue na zona mais alta da cidade, junto ao Largo Conde de Vila Flor onde se encontra o Tempo Romano, a Igreja e Convento dos Lóios, o Museu de Évora e o Tribunal da Inquisição.

Fundada em 1186 e consagrada em 1204, a Sé Catedral de Évora, dedicada a Santa Maria, é a maior catedral medieval do país, e um incomparável exemplar da arquitectura de transição romano-gótica.

O grandioso monumento que hoje existe, sucedeu a um primitivo templo construído entre finais do século XII, mais precisamente 1186, e inicios do seculo XIII.

Tem uma planta de estilo românico com estrutura e decoração góticas, estilo bem visível nas abóbadas e nos arcos ogivais.

O portal (ver foto à direita) é um dos mais impressionantes exemplares góticos portugueses. É ladeado por estátuas dos apóstolos, da autoria de Mestre Pêro, também autor das esculturas do claustro e da capela do fundador, espaço funerário do bispo D. Pedro IV, encomendador destes trabalhos.

A Sé Catedral de Évora inclui um Museu de Arte Sacra com um riquíssimo espólio nos domínios da paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria.


Ver: Guia de Évora



 
Sé Catedral de Évora

Portal da Sé de Évora