Patrimonio‎ > ‎

Galeria Dolménica e Anta da Herdade da Negrita

O conjunto megalítico da Negrita fica situado na freguesia de Santo Aleixo da Restauração e é constituído por dois monumentos funerários: o Dólmen do Sítio das Antas e o Dólmen das Pedras Tanchadas, tendo sido detectados em ambos os esteios de xisto da câmara funerária.         
Classificado como imóvel de interesse público em 17 de Julho de 1970 (Dec. nº 29/70), estes monumentos integram-se no fenómeno megalítico amplamente difundido na Europa, entre o V milénio e meados do II milénio a.C., ou seja, desde o Neolítico Médio até à Idade do Bronze.

A Pedra das Antas é formada por uma câmara ovalada, antecedida por corredor sub-rectangular comprido do lado nascente. Os esteios (o maior sobressaíndo do solo 2,44x1,60m) marcam a configuração da câmara, embora alguns estejam caídos, possivelmente amontoados com restos da cobertura. Pequenos esteios semi-enterrados assinalam o corredor. A Anta das Pedras Tanchadas mostra também uma câmara ovalada marcada por cinco esteios, menores que os do monumento anterior, com entrada a nascente e sem vestígio de corredor.


Localização

Herdade da Negrita, Santo Aleixo da Restauração (a 10kms)

GPS: 38.028736,-7.167458


Fonte: MouraTurismo
Comments