Dados do percurso:

Duração: 1 hora
Distancia: 15kms


A construção da barragem de Alqueva criou uma albufeira com 250kms2 de área, e veio permitir várias actividades aquáticas nesta região do interior do Alentejo.

Os passeios de barco estão entre as actividades de maior procura. Existem diversos pontos de partida para barcos no Alqueva, sendo os mais habituais a Marina da Amieira e o Cais de Monsaraz. Existem também diversos percursos com durações entre uma hora e um dia inteiro com almoço numa das aldeias ribeirinhas do Alqueva.

Desta feita, escolhemos o percurso mais pequeno de cerca de uma hora, e escolhemos um pacote: "Passeio de Barco e Almoço Buffet no Restaurante Panorâmico Amieira Marina".

Veja a seguir o passeio de barco em detalhe...
 

Mais informação:
(preços e horários)

Passeios de Barco no Alqueva


Passeio de Barco à Volta da Amieira


Seguimos de carro até à Marina da Amieira, localizada junto à aldeia da Amieira, uma das aldeias ribeirinhas do Alqueva. O caminho é fácil e as estradas são boas, fruto das melhorias na rede viária decorrentes da construção da barragem de Alqueva.

Chegamos à Marina da Amieira pelas 10h, uma hora antes da partida do barco, prevista para as 11h. Encontramos um local muito agradável rodeado pelas águas do Alqueva. No edifício principal há um bar com uma esplanada exterior com vista para a barragem, uma pequena loja de conveniência e o balcão onde poderá adquirir os bilhetes de barco. Em frente ao edifício está o ancoradouro que dispõe de diversos pontos de amarração para barcos. Mais à frente, está localizado o restaurante panorâmico com uma vista deslumbrante a toda a volta sobre a albufeira de Alqueva.


Enquanto aguardamos vemos outro barco partir para fazer um cruzeiro, de nome Guadiana este barco faz habitualmente os percursos de um dia inteiro pelo Alqueva. O nosso barco de hoje é bem mais pequeno, chama-se Alcarrache (nome de um dos afluentes do rio Guadiana) e é destinado aos percursos mais pequenos.



À hora certa partimos para o passeio. Vamos percorrer o Alqueva desde a Marina da Amieira até ao cais da Amieira, um percurso de cerca de 15 kms (ida e volta). O calor que aqui faz é elevado logo a esta hora da manhã pelo que é com agrado que iniciamos o passeio onde esperamos refrescar um pouco.


Iniciamos o percurso. À medida que nos afastamos das margens podemos admirar a linda vista que temos a partir do barco. Na marina os seus barcos vão ficando cada vez mais pequenos e os campos do Alentejo com as suas azinheiras até à linha de água criam um quadro digno de ser pintado. Uma agradável brisa fresca percorre o barco o que nos permite refrescar e calmamente, ao percorrer a barragem, observar todos os pormenores das margens.


Ao longe, vemos o gado a pastar junto às margens.O piloto faz as funções de guia turístico, descrevendo os locais por onde passamos e um pouco de história sobre a barragem do Alqueva e a região.


Passamos por debaixo da ponte que liga a Amieira a São Marcos do Campo.


Chegamos perto do cais da Amieira onde damos volta para trás. Voltamos à Marina da Amieira, para o apetecido almoço.

O restaurante panorâmico Amieira Marina tem uma vista muito agradável sobre a albufeira do Alqueva, pois eleva-se na extremidade da península onde a marina foi construída.


Escolhemos mesa. A escolha é fácil dado que o restaurante a esta hora está quase vazio, algo pouco comum dado que a reserva é sempre recomendada pois várias excursões enchem frequentemente o restaurante por completo.

O nosso pacote inclui buffet, pelo que podemos escolher vários pratos alentejanos à descrição. Tudo acompanhado de um bom vinho alentejano. Na esplanada do restaurante, tendo como pano de fundo a barragem, num ambiente calmo e aprazível, desfrutamos o nosso almoço.

Um passeio muito agradável e que por esta nossa experiência recomendamos a todos que queiram conhecer o Alqueva, navegando-o.

Ficamos contudo com vontade de fazer o cruzeiro que tem uma maior duração e percorre várias aldeias ribeirinhas. Algo a programar para breve…

Nuno Franco







































































































Mais informação:

Passeios de Barco no Alqueva

Reservar Passeio de Barco

Ver também:
Alqueva Hotéis