Os Roteiros do Alqueva


O lago Alqueva com uma área de 250km2 e 1200kms de margens é o maior lago artificial da Europa ocupando uma área significativa da região do Alentejo interior.

Pela sua vastidão e quantidade de locais de interesse a visitar, são propostos um conjunto de percursos turísticos que esperamos contribuam para que fique a conhecer melhor a região do Alqueva.
 

   

Roteiro à volta do Alqueva

Este percurso é destinado a todos os que querem conhecer o essencial desta região sendo um percurso circular em torno da barragem, pode ser iniciado das localidades em redor da albufeira de Alqueva.

É um percurso de um dia inteiro pelo que se recomenda o uso de roupa e calçado confortável. Deve ainda levar garrafas de água devido ao clima quente e seco da região. Não esquecer a máquina fotográfica...

Veja aqui o Roteiro à Volta do Alqueva.

 



Roteiro por Alandroal e Olivença

Um percurso pelas aldeias ribeirinhas do Alqueva, pelos concelhos de alandroal e Olivença. Começamos este percurso em Reguengos de Monsaraz, subimos até à bonita vila de Alandroal, visitamos a fortaleza de Juromelha. Pelo caminho passamos pela pequena aldeia de Capelins e a vila de Terena. Voltamos por Espanha, onde visitamos Olivença e as aldeias ribeirinhas do lado de lá da fronteira, Villareal e Cheles.

Veja aqui o Roteiro por Alandroal e Olivença.
 



Roteiro de Serpa a Portel

Um percurso pelas Aldeias Ribeirinhas de Alqueva. De Serpa a Portel, passamos por diversas localidades, desde a pequena aldeia de Mina da Orada à barragem do Pedrógão. Visitamos Marmelar, Vidigueira e as ruínas de São Cucufate e finalmente Monte do Trigo.

Veja aqui o Roteiro de Serpa a Portel.
 


Passeio de Barco à volta da Amieira

A construção da barragem de Alqueva criou uma albufeira com 250kms2 de área, e veio permitir várias actividades aquáticas nesta região do interior do Alentejo.  Os passeios de barco estão entre as actividades de maior procura existindo diversas opções de percurso.

Desta feita, escolhemos o percurso mais pequeno de cerca de uma hora, e escolhemos um pacote: Passeio de barco e Almoço buffet no restaurante panorâmico Amieira Marina.

Veja aqui o Passeio de Barco à Volta da Amieira.
 



Outros Roteiros em Portugal

Cruzeiro do Porto à Régua
Passeio de Barco no Douro Internacional