Localidades‎ > ‎

Reguengos de Monsaraz

  Reguengos de Monsaraz

Restaurantes
  Alojamento
Património
Mapa



Reguengos de Monsaraz é uma cidade alentejana sede de um concelho tradicionalmente agrícola que tem como vizinhos os concelhos de Mourão, Évora, Alandroal, Redondo e Portel.

A história de Reguengos está intimamente ligada à de Monsaraz, antiga aldeia sede de concelho que é uma das mais belas e conhecidas localidades alentejanas. Em volta de Monsaraz encontram-se inúmeros vestígios megalíticos que demonstram a ocupação desta região desde tempos remotos.

A região é também conhecida pela qualidade do seu artesanato reconhecido a nível nacional, sendo exemplo disso a olaria de São Pedro do Corval o primeiro centro oleiro do País e as famosas mantas de Reguengos.

Para além da rica envolvente salientam-se ainda na cidade de reguengos a Igreja Matriz construída em honra de Santo António em 1887 cuja concepção foi da responsabilidade do arquitecto António José Dias da Silva, autor da Praça de Touros do Campo Pequeno em Lisboa, tendo projectado um edifício com características do espírito romântico da época gótico-manuelina.

Pela proximidade à albufeira do Alqueva, pelo património megalítico, pelo seu artesanato e pelos seus vinhos Reguengos de Monsaraz é hoje uma cidade com enorme interesse turístico o que tem levado a um desenvolvimento significativo nos últimos anos.

Pontos de Interesse

Igreja Matriz de Santo António
Centro da Cidade
Herdade do Esporão
Parque da Cidade
Piscinas Municipais


 
 Igreja Matriz de Santo António

 Vila medieval de Monsaraz


Fotos de Reguengos de Monsaraz