Localidades‎ > ‎

Beja

Beja, capital do Baixo Alentejo, é uma cidade com uma longa história. Acredita-se que foi fundada cerca de 400 a.C. pelos Celtas que a denominaram Conistorgis. Foi também habitada pelos Cartagineses. As primeiras referências a Beja aparecem em relatos de Ptolomeu e Políbio no século II a.C.

Os Romanos chamaram-lhe Pax Julia, e foi uma das 4 chancelarias da Lusitânia, criadas pelo Imperador Augusto. A importância de Beja é patente nas várias vias romanas que passam pela cidade.

Após a queda do Império Romano a cidade foi habitada por Suevos, Alanos e Visigodos tendo estes últimos designado a cidade pelo nome Paca.

Entre o século VIII e o ano de 1162, esteve sob domínio Arabe altura em que surge o nome Beja. Como curiosidade existe uma outra cidade na Tunísia com o nome Beja. Em 1162 os Cristãos conquistam definitivamente Beja. Recebeu foral em 1524.

Actualmente Beja é a capital do Baixo Alentejo com uma população de cerca de 22.000 habitantes e um dos maiores municípios do país com cerca de 1150 km².

Lenda de Beja

Conta a lenda que quando Beja era uma pequena localidade de cabanas rodeada de um compacto matagal, uma serpente assassina era o maior problema da população. A solução para este dilema passou por assassinar a serpente, feito alcançado deixando um touro envenenado na floresta onde habitava a serpente. É devido a esta lenda que existe um touro representado no brasão da cidade.

Pontos de Interesse

Igreja Matriz de Santa Maria da Feira
Torre do Relógio
Castelo de Beja
Pelourinho de Beja
Arco Romano (Porta de Évora)
Ermida de Santo André
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Jardim Publico de Beja
Parque da Cidade
Aeroporto de Beja

Museus

Museu Regional de Beja - Museu Rainha Dona Leonor
Museu Jorge Vieira
Museu Botânico

Festas e Feiras

Ovibeja - 1º fim-de-semana de Maio


Fonte:Wikipedia
 
Igreja Matriz e Torre do Relógio ao fundo

Museu Rainha Dona Leonor

Torre do Castelo de Beja