Localidades‎ > ‎

Barrancos

Barrancos é uma vila portuguesa sede do município com a menor população do continente.

Existe em Barrancos uma grande ligação cultural a Espanha devido à sua localização junto à fronteira e pela povoação mais próxima ser a localidade espanhola de Ensinasola que fica a cerca de 8 kms, enquanto Santo Aleixo da Restauração, a localidade portuguesa mais próxima fica a cerca de 20 kms.

Em Barrancos, entre os mais idosos fala-se o dialeto barranquenho, que mistura o espanhol e o português, e que é um sinal claro da ligação a Espanha, tal como as touradas com touros de morte. Legalizadas em 2002 em regime de excepção Barrancos é o único local em Portugal onde é legal matar o touro durante a tourada.

A região onde se encontra o município de Barrancos foi conquistada aos Mouros em 1167 por Gonçalo Maia sendo povoado a partir do ano 1200 por ordem de S. Sancho I. No entanto, na época, a sede de concelho era a vila de Noudar, que no entanto foi extinta no ano de 1825. A partir dessa data inicia-se um processo gradual de despovoamento a favor de Barrancos, até ao seu total abandono.

Noudar preserva contudo o seu bonito castelo rodeado pelo rio Ardila que ondula pela paisagem circundante. Nesta região foi criado entretanto o Parque de Natureza de Noudar e recuperada a Herdade da Coitadinha sob intervenção da EDIA, uma das contrapartidas da construção da Barragem do Alqueva.  O parque de Noudar é um local muito belo, quase intocado pelo homem, e que tem na sua fauna e na paisagem natural os seus maiores atributos É um local a não perder numa visita ao concelho de Barrancos.



Pontos de interesse:

Torre do Relógio
Igreja Matriz
Miradouro de Barrancos
Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos




Parque de Natureza de Noudar

    Castelo de Noudar
    Fonte da Pipa
    Herdade da Coitadinha

   

Edificio dos Correios e Torre do Relógio


Igreja de Barrancos


Castelo de Noudar


Fonte da Pipa