Eventos‎ > ‎

O cante alentejano celebrado em Monsaraz na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago

Publicado a 15/07/2011, 07:55 por Roteiro do Alqueva
A vila medieval de Monsaraz vai receber nos dias 22, 23, 29 e 30 de Julho a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, iniciativa integrada no Monsaraz Museu Aberto. Organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, a Festa do Cante abre no dia 22 de Julho, pelas 20h, com a actuação deste grupo coral no jardim da Casa da Universidade. 

A partir das 21h30, no mesmo local, será exibido “O Canto a Vozes”, de Francisco Manso, um documentário realizado em 2008 sobre as formas contemporâneas do cante alentejano.

No sábado, dia 23 de Julho, às 21h30, na Praça de Armas do Castelo, decorre o Dia da Cooperação Transfronteiriça com as actuações da Tuna Estudiantina de Alconchel, da Peña Flamenca “Esther Merino” de Alconchel e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.  

No dia 29 de Julho, pelas 21h30, também na Praça de Armas do Castelo de Monsaraz, realiza-se o espectáculo de Modas à Campaniça.

No sábado, dia 30 de Julho, a partir das 19h30, decorre o desfile de grupos corais. Em seguida, na Rua Direita, no Largo D. Nuno Álvares Pereira e no Adro da Igreja vão actuar o Grupo Coral Etnográfico “Amigos do Alentejo” do Feijó (Almada), o Grupo Coral de Baleizão (Beja), o Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses de Pias” (Serpa), o Grupo Coral “Os Ganhões” (Castro Verde) e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. 

A fechar a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago realiza-se a partir das 21h30 o espectáculo “A Festa do Cante”. Nesta ocasião o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz vai actuar e apresentar o novo CD e DVD “Monsaraz águaterracante”. Este espectáculo na Praça de Armas do castelo conta também com a participação especial de Os Adiafa e poemas de Manuel Sérgio acompanhado à viola por José Manuel Farinha.